domingo, 18 de janeiro de 2015

DAS CAPELAS DE MÁRMORE AO FIM DA CARRETERA

8 de janeiro de 2015

DE PUERTO TRANQUILO A PUERTO YUNGAY – Quilometragem rodada hoje: 235 km (só rípio). Quilometragem acumulada: 1379 km, dos quais 742 km no rípio.

1) Quero registrar este dia como muito difícil pra mim. Fiquei sabendo por volta das 21 h, nos raros momentos em que obtive sinal de internet, do falecimento da minha mãe em Brasília. Ela já estava mal de saúde e acometida de Alzeimer, mas senti certo vazio na alma com o acontecimento, particularmente por estar tão longe de casa. Não poderei comparecer ao seu enterro no dia 10. Acredito piamente que a espiritualidade deve estar em festa, porque ela volta para seu verdadeiro lar, depois de 86 anos de trabalho duro em prol do próximo, sempre dedicada às grandes causas da caridade. Pena ela não ter podido viajar, como eu, e ter visto paisagens divinas deste planeta fantástico.
2) Curiosamente, hoje foi um dia em que me emocionei muito com as paisagens da Carretera. Por mais de meia dúzia de vezes meus olhos marejaram dentro do capacete. Como se as fibras da alma estivessem mais tênues, mais sensíveis ao ambiente e às muitas recordações que me vieram à cabeça. Viajei em estado de enebriamento pleno todo o dia de hoje. A influência de minha mãe foi determinante para eu ser quem eu sou.
3) Hoje pela manhã fomos visitar as Capelas de Mármore (Capillas de Marmol) que estão edificadas no Lago General Carrera. Não vou falar nada sobre esse local. Quero apenas que vejam as fotos. Não encontro palavras para descrever tamanhas belezas naturais.
4) Logo em seguida, a menos de 10 km de viagem, o pneu de Enrique (o azarado do grupo) voltou a esvaziar pelo mesmo furo "vulcanizado" no dia anterior. Perdemos a manhã de ontem para resolver este problema. Usamos a solução brasileira do "macarrãozinho", que Enrique estava evitando, e seguimos viagem sem novos contratempos.
5) Tivemos que dormir em Puerto Yungay, num lugar onde não existe praticamente nada além de um porto de atracamento de barcaças. Ficamos na única cabana para alugar no local. Ainda temos mais uma travessia de ferry boat para fazer antes de chegarmos a Villa O’Higgins, onde termina a Carretera Austral. Estamos os 4  sob o mesmo teto, com lareira, mas sem internet e sem água quente (putz, água fria a 8 graus de temperatura não é mole). A última embarcação saiu às 19 h e teremos que ficar por aqui para pegar a próxima amanhã, por volta das 10 h. Amanhã também nos separaremos de nossos novos “irmãos” Pascal e Enrique. Eles não irão até o fim da Ruta 7. Voltarão daqui e seguirão para a Argentina, por Chile Chico. Um aprendizado e tanto esta parceria. Buen viaje, compañeros! 
6) Sobre a queda da moto, ontem, muita gente mandou e-mail e zaps (alguns até acharam que eu estava hospitalizado, já que não perdem tempo lendo o relato deste blog). Agradeço a preocupação, queridos amigos, mas estou ótimo. Saí de casa pronto para todas as intempéries. Pronto para cair não uma vez, mas quantas forem necessárias para concluir este projeto. A sorte continua me acompanhando. Valeu a pena viver até aqui para ver tantas belezas. Valeu a pena cair, valeu a pena encarar o frio, as pedras, as chuvas diárias, o desgaste físico e todas as adversidades que fazem a vida valer a pena.
7) O rípio e as pedras não foram culpados por minha queda. A culpa foi exclusivamente minha. Não guardei distância do colega à frente. Permiti que a cortina de poeira me cegasse e atropelei pedras “previsíveis” que sempre surgem pelo caminho. Seria normal se eu tivesse caído em outros trechos de pilotagem difícil. Vi o profissionalíssimo Eduardo Arrivabene quase cair por 3 vezes na minha frente. "Quase", porque o cara pilota demais!!!!! Faz as curvas derrapando a traseira da moto, como se fosse um limpador de para-brisas. Eu caí num trecho tranquilo e isso me surpreendeu. Nunca havia acontecido isso no cascalho. Já caí muito na lama e na areia (vale lembrar que tenho 3 “fazendas” na Bolívia, adquiridas em 2010). 
Vamos às fotos.

Fotos das CAPELAS DE MÁRMORE (CAPILLAS DE MARMOL) - Escavações que surgem do movimento "de baixo para cima" das águas do Lago General Carrera, que resultou em cavernas nas rochas de mármore.











Fotos do trecho entre Puerto Tranquilo e Puerto Yungay (entre 13 e 21 horas, do dia 8/1/2015)
1) Neste trecho, viajamos serpenteando do Rio Baker e o Lago Bertrand. Antes da chegada a Puerto Yungay, atravessamos um bosque de Ciprestes que vez por outra cobriam a rodovia, como se estivéssemos dentro de um túnel. Em outros momentos, atravessamos montanhas pilotando muito próximos às nuvens, sob frio de rachar a alma.


Puerto Tranquilo (Lago General Carrera)

Ponte sobre o Rio Baker

Rio Baker


Pilotando nas nuvens

Dia 9 de janeiro de 2015

DE PUERTO YUNGAY AO FIM DA CARRETERA AUSTRAL (em Villa O'Higgins) - 112 km rodados hoje (tudo no rípio). Odômetro da viagem: 1491 km rodados, sendo 866 km no rípio. 

1) Hoje nossa parceria com Enrique e Pascal foi desfeita logo cedo, com abraços e fotos. Foi ótimo abrir o coração para acolher parcerias que sempre acrescentam algo salutar em nossas vidas. Pegamos a barcaça para seguir viagem, enquanto os dois retornaram no sentido Caleta Tortel, cidade ímpar construída sobre passarelas de palafitas, para onde iremos amanhã, no caminho de volta para casa. 
2) Atravessarmos mais um trecho de mar numa barcaça que liga P. Yungay a Puerto Rio Bravo. Travessia de 40 minutos. Conheci um ciclista francês, chamado Gerard, que está desde novembro viajando pelo Chile, vindo do Atacama. Tenho muita admiração por essas pessoas audaciosas que se arremetem pela vida, em busca de crescimento e encontros.
3) Chegamos a Villa O'Higgins por volta das 13 horas depois de mais 100 km de rípio em excelente condições. Contratamos uma cabana (Cabañas Patagônia), descarregamos a moto e fomos para a Bahia Bahamondes, onde fica o fim da Carretera Austral, às margens do Lago O'Higgins. Do outro lado deste lago fica El Chaltén, Argentina, no Parque dos Glaciares (já andei por lá também em 2012). Muito emocionante chegar ao destino final de mais um projeto de viagem e de vida. Amanhã iniciaremos o caminho de volta para casa, mas antes passaremos pela cidade de Chile Chico (que não fica na Ruta 7) e Ilha de Chiloé. 
4) A moto do Arrivabene está dando problemas diários. Apaga, volta a funcionar depois de algum tempo, solta fumaça preta, dá tiros, apaga de novo, volta a funcionar e assim estamos indo.
Não estou muito animado para escrever hoje. Vamos direto para as fotos.


Última foto com Enrique e Pascal (The last picture with our new "brothers")

Com Gerard, ciclista solitário francês
Lago Cisnes

Lago O'Higgins

Em Villa O'Higgins, cidadela onde termina a Carretera

Final da Carretera, em Bahia Bahamondes, no Lago O'Higgins

18 comentários:

  1. Show de bola, Flávio, força meu amigo e fique atento com a estrada. Espero que sua moto esteja atendendo sua expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Max, a moto é excelente sob todos os aspectos. Vou devolvê-la detonada, mas faz parte da aventura.

      Excluir
  2. Prezado Flávio, para nós que acreditamos na transcendência da energia vital, sua mãe, meu pai, com 100 anos, e meu sobrinho, com 45 anos - estes falecidos em 2014 - não morreram, apenas transcenderam a outro plano, onde deveremos nos reencontrar. Que sua mãe possa iluminar seus caminhos pelas estradas, rios e vales, nessa vontade maravilhosa de conhecer e desvendar as obras divinas sobre a terra. Meu pêsames! Bom regresso! Que fotos maravilhosas, sobretudo as das cavernas de mármore.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Realmente os lugares sao lindíssimos. Parabéns pela conquista!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Flávio pelos belos relatos e fotos lindíssimas. Pesar pela viagem final de sua mãe, mas como você disse, ela deve estar bem na sua pátria original. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Flávio, infelizmente, por obras de forças que estão muito além de nós, nem tudo segue como desejamos. Todavia, Deus sabe o que faz e o que é melhor para cada um de nós. Ressalto as paisagens belíssimas.

    ResponderExcluir
  6. Observação: Por lapso a publicação saiu em nome de lucaskil listo. O correto neila@stj.jus.br

    ResponderExcluir
  7. Caro Amigo Faviol,

    Certamente a espiritualidade está em festa. Sinto muitíssimo pela sua perda, mas tenha certeza que sua mãe estará sempre contigo. Pena que não poderei mais trazer exemplares de pinguins de minhas viagens...

    Forte abraço Amigo e Parabéns pela viagem.

    Bruno Grossi

    ResponderExcluir
  8. A expedição insistindo em se fazer inesquecível; dando tudo pra te inspirar.

    Força!!

    ResponderExcluir
  9. Nossos sentimentos pelo falecimento de sua mãe com a convicção de que sua Alma está amparada por Deus Pai. Ela, certamente, te acompanha nessa linda aventura.

    ResponderExcluir
  10. Parabens meus amigos pela bela viagem e pela conquista. Show de bola em todos os sentidos. Abraços e até a volta.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Flávio e Eduardo! Realmente as imagens falam por si só!

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS POR MAIS UMA AVENTURA CONCLUÍDA !
    OBRIGADO PELOS REGISTROS E COMEMORO A VOLTA SEM PROBLEMAS SERIOS E COM SAÚDE.
    FORTE ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  13. Grande Flávio, parabéns por mais uma aventura realizada! abcs Marcelo Junqueira

    ResponderExcluir
  14. Receba nossa solidariedade pela passagem de sua mãe.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Flávio! Adorei os seus relatos!!! Com certeza irão me ajudar muito,pois estou pretendendo fazer a carreteira austral agora em janeiro de 2017. Anotei todos os nomes dos vilarejos e cidadezinhas para facilitar minhas pesquisas. É muito gostoso ler os relatos de pessoas que possuem um espírito livre e aventureiro, que trocam qualquer luxo por uma viagem...
    Grande abraço e até o próximo relato.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Flávio! Adorei os seus relatos!!! Com certeza irão me ajudar muito,pois estou pretendendo fazer a carreteira austral agora em janeiro de 2017. Anotei todos os nomes dos vilarejos e cidadezinhas para facilitar minhas pesquisas. É muito gostoso ler os relatos de pessoas que possuem um espírito livre e aventureiro, que trocam qualquer luxo por uma viagem...
    Grande abraço e até o próximo relato.

    ResponderExcluir
  17. Uma viagem inesquecível, certamente, e que retrata o admirável espírito de aventura de ambos. Relato muito bem redigido (conciso, carregado de sentimentos e rico em informações).
    Parabéns pela viagem e pela descrição.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir