domingo, 18 de janeiro de 2015

NARIZ E SORTE (em Santiago e Osorno)

Santiago do Chile, 1 de janeiro de 2015 


EM SANTIAGO do CHILE
1) Na primeira postagem deste diário me esqueci de falar do meu nobre lema de viagem: NARIZ & SORTE. Foi um lapso não citar essas duas coisas grandiosas que Deus me deu. Sou sempre agradecido por aquilo que me foi dado de graça, pela "graça"da bondade divina. Embora eu ache que Deus poderia ter sido mais econômico no quesito "nariz"e mais dispendioso no quesito "sorte". 
2) A Carretera Austral é um projeto ousado. Está na minha cabeça há mais de 3 anos. Não fosse o apoio do meu parceiro Eduardo Arrivabene, profissional em off road, talvez eu me sentisse inseguro para enfrentar este desafio. Mas, a partir de agora, tudo será alegria e paz de espírito. Iremos e voltaremos seguros e felizes. Nossa precaução em viagens como esta beira a covardia. Certamente isso nos preservará de qualquer risco. Assim espero.
3) Estou achando os preços em Santiago meio exorbitantes. Estive aqui em 2009 e achei tudo baratinho. Agora não. Os vinhos Concha y Toro e Casillero del Diablo estão mais caros que no Brasil. O hotel cobra quase 3 dólares por uma garrafa de meio litro de água (no mercado em frente está a US$ 1,00). Faz parte. "Quem computa não desfruta!".
4) Quando saíamos do Metrô na estação Los Leones, por volta das 10h da manhã, uma jovem grávida desmaiou logo após descer do vagão. Ficou estendida no chão entre a faixa amarela e o bonde. Muitas pessoas correram para ajudar, inclusive nós. Ela estava muito pálida, mas foi rapidamente atendida pelos socorristas. Chato isso, mas resolvi registrar esse acontecimento. Cheguei a filmá-la no chão, mas depois me arrependi.
5) Para encurtar o assunto, posto abaixo as fotos da capital chilena, antes de embarcarmos para Osorno amanhã (dia 2/janeiro), local onde pegaremos as motos para dar início à verdadeira viagem.


Cordilheira dos Andes (vista do avião)

Centro de Santiago
Bairro Providência, Santiago

Tomado um Royal Salute (whiskezinho de 21 anos), comprado do Duty Free

Só alegria!

Árvore centenária, no Centro de Santiago
OSORNO, Chile - 2 de janeiro de 2015

1) Chegamos em Osorno por volta das 15h30, pela LAN Chile. Estamos encantados com a cidade. Passei por aqui em 2012, com meu amigo Wandeco, por suas bordas, sem  navegar por suas entranhas. A cidadela parece cenário de cinema, com arquitetura simples, casinhas de madeira de cores diversas, telhados bem inclinados para suportar a neve do inverno. Tudo bastante acolhedor, com muitas flores, ruas largas, povo simpático e um "micro" aeroporto lotado. A esteira mal cabe metade das malas que chegam nos aviões (que geralmente têm como destino a cidade de Puerto Montt, 100 km adiante).
2) Estamos num hotel muito gostoso, chamado Cabañas Blumenau. Um empreendimento familiar bem cuidado por mãe, filha e neta, todo construído em madeira, com quartos enormes. 
2) Pegamos antecipadamente (e gratuitamente) as motos alugadas na MotoAventura (duas BMW GS650). A Sônia, gerente da loja, foi muito simpática e nos antecipou a entrega das máquinas hoje,  mesmo considerando que nosso contrato de aluguel começaria amanhã. Como siempre, mucho Nariz & Suerte hasta acá. 
3) Vamos a las fotos:

Arrivabene, no "micro" aeroporto de Osorno
Hotel Blumenau
Duendes musicales

Eu e minha moto GS650
Nós e as "nossas motos"




23 comentários:

  1. Flavio, continue mandando aqui pra 2Rodas seu diário "ilustrado". Fica mais fácil acompanha-lo nesta contagiante e bela viagem.
    Boa viagem,vá e volte tranquilo que Deus quer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávio, saúde e paz!
    Flávio, sei que você costuma publicar o balanço financeiro da viagem ao final, com relato pormenorizado das despesas. Considerando, que as motos estão sendo alugadas para a viagem, poderia adiantar os valores envolvidos, tais como aluguel, seguro, etc.? Acho que esse tipo de informação, já neste momento, poderá ser útil para quem possa estar interessado em realizar uma aventura do tipo.
    Grande abraço e força na botina!
    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Um Forte Abraço do parceiro de trilha. Alex

    ResponderExcluir
  4. Façam uma ótima viagem e curtam as trilhas.

    ResponderExcluir
  5. Amigos, estamos aqui acompanhando tudo na torcida de que tudo corra bem. Fotos, muitas fotos... abraços.

    ResponderExcluir
  6. Desfrute ao máximo sua maravilhosa aventura!!

    Buen viaje!

    Seus amigos do goianiaushuaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Viriato Ribeiro Caram4 de janeiro de 2015 às 06:22

    Muito agradável a leitura do relato. Continuem com a alegria e com a disposição. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nariz e suerte ...? Rsss
    Sem dúvidas e começando bem! Que cidadezinha bacana!
    Grande abraço, Farofa. Da um abração no Eduardo por mim...
    Seguimos de olho nas notícias e nas fotos. Amanhã já estarei na estrada pra Bahia...
    Inté.

    ResponderExcluir
  9. AVANTE HEROI!!! MUITAS VIAGENS EM 2015 E SEMPRE NOS BRINDES COM ESSAS BELAS FOTOS. UM FORTE ABRAÇO, FERNANDO MELO

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Grande Flávio, grande viagem! Que Deus os acompanhe de perto, que nós acompanharemos de longe! Beijos, Tati.

    ResponderExcluir
  12. Boa viagem, Flávio! Sigam "pela sombra"... curtam bastante. Bjs. Wal

    ResponderExcluir
  13. BOA VIAGEM AMIGO ! QUE DEUS OS ACOMPANHE... CONTINUE A NOS PRESENTEAR COM SEUS RELATOS E FOTOS...
    VOLTO A AFIRMAR QUE ESTOU ME PROGRAMANDO PARA ME JUNTAR A VC NUMA PRÓXIMA AVENTURA...
    FORTE ABRAÇO !!!
    EM BREVE A VISITA SERÁ RETRIBUÍDA !

    ResponderExcluir
  14. Boa viagem Jovem! Um dia irei me aventurar como vc faz! abcs Marcelo Junqueira

    ResponderExcluir
  15. Belissima viagem que se inicia! Vão com cuidado! Estamos aqui babando e acompanhando na garupa virtual!

    ResponderExcluir
  16. Meus parabéns amigo Flávio! Só discordo em uma coisa: a graça divina foi grande com vc tanto no quesito Nariz qto Sorte! Aproveite muito e estaremos daqui acompanhando... JorgeMaroni

    ResponderExcluir
  17. Dá para ver a alegria voltar as estradas. A viagem já começou desde o planejamento... sabemos bem como é isso. Que seja repleto de boas experiências.
    Abraço e Buen camino!
    PeU

    ResponderExcluir
  18. Massa hein, bela viagem, parabéns, curtam bastante e sucessos em todos os momentos. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  19. Caro Flávio,

    Obrigado por enviar o seu diário de viagem da "Carretera Austral".
    Nãos sou versado nessa coisa de 'redes sociais', não tenho 'facebook', mas estou gostando muito, tanto do que você está escrevendo, como das fotos.
    Ao ler o que você está escrevendo e à medida em que vejo as fotos estou tendo uma boa sensação de estar conhecendo coisas novas, com belas imagens, o impressionante azul de um céu infinito tisnado de um branco de algodão doce.
    Muito bonito.
    Vocês começaram em 2, agora estão em 4, legal também essa agregação.
    Eu fico aqui pensando, que bom poder realizar projetos.
    Uma boa viagem,
    Do amigo Fernando Trindade

    ResponderExcluir
  20. Flávio, parabéns pela inesquecível e linda viagem. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir